Projeto Semente da Sorte volta a Ilhéus com novos espetáculos

Cultura e meio ambiente associados ao projeto
Divulgação

Nesse final de semana, Ilhéus vira palco mais uma vez do projeto Semente da Sorte, que tem a proposta de promover espetáculos em praças públicas, associando arte circense à educação ambiental.  No sábado dia 30, ocorrerá o Cine Consciente, às 18 horas, na Praça Cláudio Magalhães, no Bairro de Olivença, e no domingo, dia 31, o público poderá conferir a apresentação teatral Segura Mamãe, às 17 horas, na Praça Pedro Mattos, no Centro. O projeto esteve no município no ano passado, promovendo descontração, cultura e informação.

Semente da Sorte é uma atividade independente que começou em são Paulo, e já passou por diversos estados do Brasil como, Minas Gerais, Goiás, Brasília, Sergipe, e agora chega à Bahia, por Ilhéus, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), depois segue para outros estados do nordeste. ´´Essa é a segunda vez que nos apresentamos aqui, e, diferente do ano passado, que viemos de bicicleta, esse ano montamos a companhia do circo em um fusca, que se transforma em cinema e em palco´´ declara Rafael Trevo, artista e um dos idealizadores do projeto.

De acordo com Rafael, as duas vertentes que serão apresentadas neste final de semana, desenvolvem a ideia de que a arte não é só mais um meio de entretenimento, mas também um mecanismo para gerar consciência e reflexão.  O Cine Consciente, que ocorre no sábado, trará filmes que abordam temas relevantes para a construção de uma nova consciência, sob valores da cooperação, cultura da paz, valorização cultural e responsabilidade socioambiental. Ao final de cada sessão, é proposto um debate dos temas levantados nos filmes.

Já no domingo, o evento se encerra com a apresentação teatral Segura Mamãe, que se trata de uma ação interativa. Trata-se de um espetáculo circense no qual serão mescladas palhaçadas com as técnicas de equilíbrio, malabarismo e mágica, sempre interagindo com a plateia.